Wikia Shadowhunters BR
Advertisement
Wikia Shadowhunters BR

Eu sou Cortana, do mesmo aço e têmpera de Joyeuse e Durendal.

–Inscrição na lâmina

Cortana é uma espada curta que tem sido passada por várias gerações da família Carstairs, tendo estado na família por muitos séculos.

Descrição

Cortana é uma espada curta com uma lâmina simples e descoberta, salvo pela inscrição, escrita ao longo do metal da lâmina e que descreve seu forje lendário, "do mesmo aço e têmpera de Joyeuse e Durendal". A lâmina tem uma ponta afiada e outra opaca – por isso, era chamada de espada da misericórdia.[1] Aparentemente, também tem uma pena da asa do Anjo em seu punho.[2]

Enquanto esteve na posse de Elias, a espada ficava em uma bainha coberta de intrincados desenhos de folhas e runas, o mesmo desenho que também cobria o punho da espada.

História

Cortana foi forjada pelo primeiro fabricante de armas dos Caçadores de Sombras, Wayland, o Ferreiro, temperado com o mesmo aço que Joyeuse, a espada de Carlos Magno e Durandal, a espada de Rolando.[2] Foi uma vez a espada de Ogier, o Dinamarquês.[3] De acordo com o feérico Gwyn, o Caçador, ela é considerada uma das Grandes Espadas.[4]

Jonah Carstairs herdou a espada da família no século XIX. Antes de sua morte, ele instruiu seu irmão, Elias, a dar Cortana para seu filho, Jem, quando ele completasse 18 anos. No entanto, ao descobrir que Jem havia se tornado um Irmão do Silêncio e não podia mais aceitar presentes, Elias decidiu dar a espada para Will, parabatai de Jem. Ofendido por como Elias parecia se referir a Jem como se ele estivesse morto, Will recusou o presente. Depois que ele partiu, Tessa Gray sugeriu a Elias que, se um dia ele decidisse ter seus próprios filhos, ele poderia entregar a espada para eles.[2] Quando ele finalmente teve filhos, passou a espada para eles.

Em 1900, em sua casa, seus filhos Alastair e Cordelia declararam que queriam a espada por diferentes razões: Alastair porque ele sempre seria um Carstairs e ela pertencia à família enquanto Cordelia se casaria e seus filhos não se chamariam Carstairs; Cordelia porque queria ser uma heroína e pensou que Cortana a tornaria misericordiosa. Elias aparentemente concordou com Alastair, no entanto, para surpresa de Alastair e Cordelia, a espada se libertou das mãos de Alastair e voou direto para as dela – escolhendo Cordelia como portadora.[1]

Um dos portadores eventuais da espada, John Carstairs, acreditava que a inscrição era para lembrá-los de que os Caçadores das Sombras são as armas do Anjo, e que os testes os tornam mais fortes. Após sua morte em 2007, a espada foi passada para sua única filha e o única herdeira da espada, Emma Carstairs.[3]

Diz-se que a espada tem o poder de cortar qualquer coisa. Em 2012, a espada, empunhada por Emma, foi capaz de matar um dos Sete Cavaleiros do Rei Unseelie, um feito que nunca havia sido feito antes. Cortana também conseguiu quebrar um Instrumento Mortal, especificamente a Espada Mortal[5] – embora isso se devesse principalmente à maldição parabatai.[6]

Detentores Conhecidos

Etimologia

Cortana, juntamente com Curtana e Courtain, é uma forma latinizada da anglo-francesa curtina, do latim curtus, que significa "encurtada", usada para um tipo de espada cerimonial.[9] Também pode significar simplesmente "espada curta".[3]

Galeria

Veja mais aqui

Curiosidades

  • Cortana é baseada na lendária espada Cortana, atribuída a Holger, o dinamarquês e ao lendário cavaleiro Tristão. A verdadeira espada, Curtana, também conhecida como "Espada da Misericórdia", é uma espada cerimonial usada na coroação de reis e rainhas britânicos e é uma das joias da coroa do Reino Unido.[10]
  • Cortana, até certo ponto, escolhe seu dono, e foi por isso que Cordelia foi quem herdou a lâmina, para grande desgosto de seu irmão mais velho.[8]

Referências

Advertisement