FANDOM

Cidade dos Ossos

CdO capa 02

CdO capa 01

CdO-CdC capa 01

Informação
Título Original

City of Bones

Autor(es)

Cassandra Clare

Tradutor(es)

Rita Sussekind

Artista da Capa

Cliff Nielsen

Narrador(es)
Data de
Lançamento

27 de Março de 2007 EUA-UK icone
07 de Outubro de 2010 Brasil-icone

Editora

Margaret K. McElderry EUA-UK icone
Galera Record Brasil-icone

Nº de Páginas

496 EUA-UK icone
462 Brasil-icone

Capa

Jace Wayland

Série
Os Instrumentos Mortais
 1  2  3  4  5  6
Cronologia
Precedido por
Princesa Mecânica
Seguido por
Cidade das Cinzas
Ordem de Lançamento
Lançado depois de
-
Lançado antes de
Cidade das Cinzas

Cidade dos Ossos é o primeiro livro da série Os Instrumentos Mortais, escrita por Cassandra Clare.

Descrição

Clary Fray, 15 anos, decide passar a noite em uma boate da moda em Nova York, e o maior de seus problemas provavelmente seria lidar com o truculento segurança da porta, certo? Errado. Clary testemunha um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por enigmáticas tatuagens, brandindo armas esquisitas. Para completar, o corpo da vítima desaparece no ar.

Clary quer ligar para a polícia; quer gritar; quer chamar seu amigo, Simon, que ficou na boate enquanto ela teve a infeliz ideia de perseguir o menino bonito de cabelo azul... Mas como explicar a eles que ninguém mais na rua enxerga os assassinos, apenas ela? Como provar que houve um crime se não há rastro algum do sangue do garoto morto — aliás, era mesmo um menino?

Mas ela nem tem tempo de tomar uma decisão; logo os assassinos se apresentam para a estranha mundana que não deveria vê-los, mas vê. Jace, Alec e Isabelle são Caçadores de Sombras, guerreiros cuja missão é proteger o mundo que conhecemos de demônios e outras criaturas. Vampiros que saem da linha, lobisomens descontrolados, monstros cheio de venenos? É por aí mesmo. E depois desse primeiro contato com o Mundo das Sombras, e com Jace — um Caçador que tem a aparência de um anjo, mas a língua tão afiada quanto Lúcifer —, a vida de Clary nunca mais será a mesma. Mesmo.

Mais sinopses sob o corte.

Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria...

Capítulos

Parte Um: Declínio Sombrio

  1. Pandemônio
  2. Segredos e Mentiras
  3. Caçador de Sombras
  4. Ravener
  5. Clave e Pacto
  6. Renegados
  7. A Porta de Cinco Dimensões
  8. Arma de Escolha
  9. O Ciclo e a Irmandade

Parte Dois: Fácil é o descenso

  1. Cidade dos Ossos
  2. Magnus Bane
  3. A Festa de um Morto
  1. Lembranças Brancas
  2. O Hotel Dumort
  3. Desamparados
  4. Anjos Cadentes
  5. A Flor da Meia-Noite
  6. O Cálice Mortal
  7. Abbadon
  8. No Beco do Rato

Parte Três: O descenso acena

  1. O Conto do Lobisomem
  2. A Ruína de Renwick
  3. Valentim

Epílogo

Personagens

Caçadores de Sombras

  • Clary Fray - a principal protagonista da série, Clary é uma Caçadora de Sombras que cresceu no universo mundano.
  • Jace Wayland - Um dos Caçadores de Sombras mais talentosos de sua geração, Jace é um órfão que testemunhou a morte de seu pai.
  • Alec Lightwood - o Lightwood mais velho e parabatai de Jace, Alec é muito protetor com sua família e encontra-se não confiando em Clary, por quem Jace é inexplicavelmente atraído.
  • Isabelle Lightwood - a bela irmã mais nova de Alec, Isabelle é uma Caçadora de Sombras forte e feroz, bem como uma filha rebelde.
  • Valentim Morgenstern - o líder notório do Ciclo, que acreditava-se estar morto há mais de uma década.
  • Jocelyn Fray - a mãe de Clary que desaparece, sequestrada por Valentim.
  • Hodge Starkweather - o tutor do Instituto de Nova York, condenado a ser eternamente incapaz de deixar o terreno do Instituto devido a sua traição passada.

Mundanos

  • Simon Lewis - o melhor amigo geek mundano de Clary, que inevitavelmente se junta a Clary e os Caçadores de Sombras por causa de seus sentimentos por ela.
  • Madame Dorothea - uma sábia em bruxaria que viveu no mesmo edifício que as Fray por anos.

Seres do Submundo

mais...

Galeria

Capas

Arte

Vídeos

Conteúdo Especial

COB cover, repackaged
COB cover, 10yspecial
  • Edição dos EUA/Canadá em paperback repaginada: A versão repaginada e atualizada dos livros em paperback, lançada dia 1 de setembro de 2015, inclui correções e mudanças mínimas, um mapa da Nova York dos Caçadores de Sombras e um conteúdo exclusivo escrito por Cassandra Clare,[1][2][3] incluindo um novo prefácio e a história extra Quando Chega a Meia-Noite.
  • Edição repaginada limitada em capa dura: Cidade dos Ossos com capa dura com as novas capas (normalmente, de setembro, as edições repaginadas são somente em paperback enquanto as edições em capa dura serão impressas com os designs originais; essa será uma edição especial limitada) que também irá conter os mapas dos livros em paperback repaginados, um poster de Clary feito por Alexander Tain, e um extra: o início do livro reescrito do ponto de vista de Jace, chamado de "Acordado".[4][5]
  • Edição Especial de 10º Aniversário: Uma edição especial lançada em 7 de novembro de 2017 para comemorar o aniversário de 10 anos do livro desde seu primeiro lançamento em inglês. Apresenta nova capa, bordas douradas, mais de trinta ilustrações em seu interior, seis novos retratos a cores de personagens, quatro histórias bônus que já apareceram em distribuição limitada, uma nova peça escrita por Cassandra Clare,[6] e conterá os "arquivos da Clave" de Jace, Clary, Alec, Isabelle, Raphael, Magnus e Church, que também especificará seus aniversários,[7] suas cicatrizes e Marcas, e a análise da Clave de suas personalidades.[8]

Adaptação Cinematográfica

A adaptação cinematográfica do livro, Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos, foi lançada em 21 de agosto de 2013. Lily Collins e Jamie Campbell Bower estrelaram como Clary Fray e Jace Wayland, respectivamente, e o filme foi dirigido por Harald Zwart. O filme era definido para ser o primeiro de pelo menos uma trilogia; a pobre recepção, entretanto, levou ao cancelamento de futuros planos e a eventual mudança para a criação de uma série de TV.

Curiosidades

  • A capa original (agora encadernada) apresenta Jace Wayland, a linha do horizonte da Cidade de Nova York e as sepulturas encontradas na Cidade do Silêncio. A capa repaginada (paperback) também apresenta Jace (com o modelo sendo o mesmo da capa original de Cidade das Almas Perdidas), dessa vez de joelhos alcançando a carta de tarô do Cálice Mortal no chão, utilizando seu anel da família Morgenstern em uma mão e uma espada na outra, e a runa Enkeli atrás dele.
  • O Jace na capa original era na verdade duas pessoas editadas e colocadas juntas como uma só.[9]
  • O título se refere a Cidade do Silêncio, que algumas vezes é referida como Cidade dos Ossos.
  • O livro contado com diferentes pontos de vista, nomeadamente de: Clary e Jace, brevemente com o de um demônio e o de Luke.
  • Cassandra Clare possui uma boa amizade com a autora Holly Black. Ambas têm referências em obras umas das outras em seus próprios livros.
    • Stepping Razor, uma banda que Clary estava escutando em seu quarto, é o nome da banda de Ellen Fierch no livro de Holly Black, Thite: Fadas Ousadas e Modernas. (capítulo 2, Segredos e Mentiras)
    • Val e Luis, personagens de Valiant, são vistos por Clary durante um passeio de carruagem no caminho para a Cidade do Silêncio. (capítulo 10, Cidade dos Ossos)

Referências

Crônicas dos Caçadores de Sombras de Cassandra Clare
Os Instrumentos Mortais
Cidade dos Ossos Cidade das Cinzas Cidade de Vidro
As Peças Infernais Os Artifícios das Trevas
Anjo Mecânico Dama da Meia-Noite
Príncipe Mecânico Senhor das Sombras
Princesa Mecânica Rainha do Ar e da Escuridão
As Últimas Horas As Primeiras Maldições
Corrente de Ouro Os Pergaminhos Vermelhos da Magia
Corrente de Espinhos O Livro Branco Perdido
Corrente de Ferro O Volume Negro dos Mortos
As Crônicas de Bane
O Que Realmente Aconteceu No Peru Salvando Raphael Santiago
A Rainha Fugitiva A Queda do Hotel Dumort
Ascensão do Hotel Dumort Os Rumos do Amor Verdadeiro
Contos da Academia dos Caçadores de Sombras
O Herondale Perdido Língua Afiada
O Demônio de Whitechapel O Teste de Fogo
Nada Além de Sombras Nascido Para a Noite Sem Fim
O Mal Que Amamos Anjos Que Caem Duas Vezes
Fantasmas do Mercado das Sombras: Uma Antologia de Contos
Filho do Amanhecer Os Perversos
Longas Sombras A Terra Que Perdi
Aprendendo Sobre Perdas O Mundo Perdido
Um Amor Mais Profundo Para Sempre Caído
Próximos
Os Poderes Perversos
Livros Complementares
O Códex dos Caçadores de Sombras
The Official Mortal Instruments Coloring Book
Adaptações
City of Bones: The Graphic Novel
Graphic novels de Os Instrumentos Mortais
As Peças Infernais (Mangá)
Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos
Shadowhunters: The Mortal Instruments